aka ÂNGELA BERLINDE
Porto, Portugal, 1975
Artista e Curadora, Ângela Berlinde tem o Doutoramento em Comunicação Visual pela Universidade do Minho em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Mestrado em Fotografia Digital, pela Utrecht School of Arts-Holanda.
É docente e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia, em cruzamento com outras linguagens, tais como a Pintura, o Cinema e a Literatura. É curadora de projectos culturais e exposições de arte contemporânea em Portugal e no Brasil e publicou obras de Fotografia e Texto sobre a Índia portuguesa e sobre os Retratos Pintados dos Índios Brasileiros.
A sua mais recente obra, Nhynã Aba, em tupi guarani ( linguagem indígena) “coração de índio“ aborda os mitos e histórias ancestrais dos povos indígenas do Brasil e da forma como estes se relacionam com a sua imagem e se auto-representam. Ângela vive entre Portugal e o Brasil e atua no âmbito das narrativas visuais e desenvolvendo trabalho autoral e investigação na área das Fotopoéticas.
Mais info em :