Lisbon – Portugal
Fernando Brízio obtained his college degree in Equipment Design in 1996, at the Fine Arts Faculty of Lisbon, where he is based. Since 1999 he has been developing several product design projects, as well as setting design and exhibition works, for, among others, Details, Protodesign, Atlantis, M Glass, Droog Design, the choreographer Rui Horta, Modalisboa, DIM-Die Imaginäre Manufaktur, Intramuros, Fabrica, Schréder, Lux/Atalaia, Experimenta Design, and Cor Unum.
He is professor and Head of design at ESAD.CR (Caldas da Rainha, School of Art and Design) and also a visiting professor at ECAL (Lausanne). In 2005, he was a curator for the S*Cool Ibérica project. He has participated in numerous conferences, and his work has been exihibited and published internationally.
Restarted Dress
“Restarted Dress” – Estes vestidos são objectos abertos (1) que, como um palimpsesto podem ser alterados, apagados e reiniciados múltiplas vezes. Feitos em tecido branco, quando usados são coloridos de modo autónomo com múltiplas manchas. Isto acontece porque a superfície destes vestidos dispõem de pequenos bolsos para pôr canetas de feltro em contacto com o tecido, que absorve a tinta das canetas. A cor das canetas, assim como a sua disposição, é escolhida por quem veste o vestido e são permutáveis; cada utilização corresponde a uma nova ordem. Posteriormente, estas manchas são apagadas através de uma simples lavagem, ficando o objecto disponível para ser novamente usado/manchado/pintado em público. O alastramento da mancha dura em média 2.30h chegando a atingir 13, 15 cm de diâmetro. A metamorfose destes objectos numa festa, jantar ou inauguração acontece perante os nossos olhos como um happening; presenciamos a transformação do objecto branco para policromo. Estes happening objects tornam quem os usa aves do paraíso (2).
Notas:
(1)Objectos abertos – objectos que foram dotados pelos designers que os conceberam de dispositivos / chaves que ensinam e incitam os utilizadores a intervir sobre eles. As pessoas têm a possibilidade de mudar a forma, cor e funcionamento do objecto com o objectivo de o tornar mais adequado as suas pretensão de uso e de significação.
(2) As aves do paraíso são pássaros que existem na Papua Nova Guiné que se transformam fisicamente (forma e cor) na tentativa de seduzir a fêmea. Esta transformação é acompanhada de movimentos e constitui um magnífico acontecimento.